Pages

sábado, 25 de junho de 2011

Narcissu

Narcissu (ナルキッソス, Narukissosu) é uma visual novel livre desenvolvida pelo grupo de doujins stage-nana.

Narcissu não é a sua típica visual novel tradicional que você está acostumado a jogar. Se fosse necessário a descrever em uma palavra, creio que a expressão correta seria "Experimental".  A primeira vista ela parece ser como as outras visual novels com imagens na tela, legendas em letras brancas que descrevem as imagens, e um gameplay simples que te leva a gostar da história. Mas Narcissu  tem uma série de mecanismos incomuns e os utiliza com grande eficácia. Intrigado? Então pegue  uma caixa de lenços e se junte a mim na jornada de um jovem garoto e garota que estão destinados a morrer.

Nosso protagonista (que nunca recebe um nome) é diagnosticado com câncer de pulmão logo após seu vigésimo aniversário. Depois de algumas viagens de inda e vinda ao hospital, ele finalmente é levado ao hospital de cuidados paliativos e lá lhe é dito que ele está prestes a morrer. É no sétimo piso desse hospital que ele conhece uma jovem garota que é doente terminal, chamada Setsumi. Ela explica para ele uma tradição não-oficial do hospital: se a sua condição estabilizar você pode retornar para casa, até que piore de novo. Mas na terceira vez que você retornar ao hospital, você nunca mais poderá ver sua casa novamente. Dias depois, após decidirem que nenhum deles queria morrer em casa ou no hospital, eles decidem fugir. Agarrando o pouco que lhe resta,  nosso protagonista rouba o carro de seu pai, e eles então partem em direção a uma viagem sem rumo para qualquer lugar. Eles não tem uma destino em mente, e simplesmente vagam sem rumo pelas estradas do japão, até finalmente decidirem irem em direção a Ilha Awaji, conhecida pelo seu exuberante carpete de flores narciso, a flor que Setsumi mais ama. Eles têm algumas aventuras ao longo do caminho, e também começam a aprender mais sobre o outro, mas sabem que a relativa tranquilidade que estão vivendo não irá durar para sempre, e isso não vai impedir o avanço implacável de suas doenças.

A história é assustadora, mas também bonita de sua própria maneira. Apenas não espere um final feliz; você não conseguirá um. O jogo tenta não se restringir quando se trata de nossos heróis, e você acabará adorando ambos. Nosso protagonista no começo faz tudo em passos largos, levando tudo no seu ritmo. Ele parece ainda não entender completamente sua doença e as implicações que ela traz. Setsumi no entanto parece já ter perdido toda a esperança. Ela fala com pouca emoção e apenas meramente senta e olha fixamente para a televisão durante o dia todo, como se ela já estivesse morta.  Mas a partir do momento que os dois fogem, ela parece desenvolver uma nova fonte de esperança. A história também é introspectiva, estando mais preocupada com os pensamentos e sentimentos dos dois personagens principais, sua luta diante do desespero, e seu desejo de ter um pouco de alegria e controle sobre seu destino nos últimos dias de suas vidas. O jogo não faz julgamentos, não toma nenhuma posição, e se recusa a pregar ou convencer. Ele simplesmente observa essas duas pessoas tentando manter sua dignidade num mundo que, aparentemente, virou as costas para eles e os tornou invisíveis. A flor narciso e seu mito oculto fornece uma extensa metáfora para as suas vidas: eles são o eco que ressoa dentro do mundo da flor Narciso. Eles estendem as mãos em futilidade tentando  alcançar a pequena flor, indo em direção a uma alegria e satisfação que nunca  irão conseguir alcançar.  É por isso que o final do jogo é tão triste. Mas não preocupe, eu não pretendo contar pra você.

Isso leva ao um aspecto um pouco lamentável do jogo: Não existem finais alternativos. Nesse gênero normalmente você pode ir fazendo escolhas que te levam a vários finais diferentes. Infelizmente, existe apenas um triste final nos esperando no fim da estrada. Isso não vai te incomodar muito enquanto você joga, pois você fica preso à história, mas isso irá jogar pelo ralo qualquer potencial vontade de jogar novamente, o nosso já conhecido "fator replay". Mas pense bem, eu não acho que a história seria interessante, inovadora ou realística caso terminasse de outra maneira. Levando isso em consideração, o jogo é curto em comparação aos  outros títulos. Se você for um leitor bastante rápido você deverá ser capaz de chorar durante seu caminho por mais ou menos 5 ou 6 horas.

Graficamente, eu retorno ao uso da palavra experimental. Por praticamente todo o jogo os gráficos são exibidos somente em uma faixa estreita da tela do jogo - o resto apenas continua preto. É um estilo muito incomum e causa um pouco de aborrecimento pra falar a verdade, mas eu acho que você acabará o vendo como um gosto novo seu futuramente. 


Metaforicamente falando, as imagens estreitas refletem o único caminho os personagens são obrigados a caminhar em direção:  a morte. Se você começar a pensar dessa forma, o estilo gráfico de repente começa a fazer bastante sentido. Em adição a tudo isso, você só verá fisicamente os dois personagens muito poucas vezes durante o jogo. Você brevemente verá a imagem de Setsumi em um reflexo da janela e algumas vezes mais perto do final, quando uma foto é tirada. Novamente, trata-se de transmitir a história através do estilo gráfico, mas eu posso ver que algumas pessoas se sentem um pouco distanciadas dos personagens por isso, o que causa uma tristeza extra. 

 De uma forma técnica , os gráficos são muito bonitos, mas há a falta daquele "algo a mais". Os cenários estão desenhados de uma forma linda, mas infelizmente muitos acabam sendo reutilizados, como o cenário utilizado enquanto você dirige nas estradas do Japão, sem falar que alguns também sofrem da falta de detalhes. Teria sido legal ver um pouco mais de CGs durante o jogo, mas acho que isso é o que  pode ser esperar de um título caseiro. O design dos personagens é fascinante e bem original, em especial os olhos. Aposto que você já ouviu falar que "os olhos são a janela da alma" e esta é uma analogia perfeita do design em Narcissu. Os olhos sem esperança dos personagens fazem ecoar a dolorosa, mas de alguma forma ainda esperançosa, história.


Os gráficos e história são maravilhosamente acoplados com a música. Uma vasta gama de simples, mas emocionalmente-atrativas músicas são utilizadas para dar ênfase em cada cena. Os primeiros capítulos no hospital utilizam a música particularmente bem. Você pode sentir a situação desesperadora em que os personagens se encontram através do uso da música. É essa música que vai ficar em sua mente, mesmo depois de você terminar de jogar, e que fazem suas emoções brotarem imediatamente. Você também pode escolher se quer jogar o jogo com vozes ou sem. Mas pense bem, o único personagem com voz no jogo é Setsumi. Sua dubladora faz um trabalho excelente, e não vejo nenhuma razão real para você jogar com ela em silêncio. Como na maioria das visual novels, o nosso herói é mudo. Isso ajuda a colocar o jogador no lugar do protagonista e te joga para dentro desse mundo em que a trama se desenvolve.

Contanto que você não se importe com uma história triste e com algum drama, dê uma chance para Narcissu. É imensamente agradável mesmo se você não é normalmente um fã de visual novels, tendo em vista que o jogo não é tão longo, e pode ser um ser um boa pedida para aqueles que querem começar a jogar. Os que já são fãs do gênero irão apreciar a qualidade da música presente e o estilo gráfico inovador. Existe uma sequência chamada: Narcissu: Side 2nd, mas isso é assunto para outro post.
Não existe nada que te faz não gostar de Narcissu. Mas, como já foi dito no começo, certifique-se de ter um caixa de lenços com você! É um passeio emocional como você jamais viu antes.
O jogo tem a licença livre, você pode baixa-lo gratuitamente clicando no link em vermelho no começo do post.

Screens:





9 comentários:

Rafael/yashiro disse...

otimo post, bem esplicado, continue assim.
obrigado por compartilhar conosco.

LM disse...

Legal, a história é boa.

Mochileiro disse...

Não gostei muito.

The Cake disse...

Gostei, nunca tinha ouvido falar dessa VN.

Candle disse...

Uhum, a história é interessante, como o LM já disse, gostei :]

Harmonica Guy disse...

Admito que a única coisa que ouvi falar disso foi o tal True Love e nunca joguei.
Vou conferir, já que... gosto de moe~. :333

blorriepoes disse...

that girl is really cute;)
+1 followed

weastside007 disse...

Nice!

Gamer disse...

Haha, VISUAL NOVEL 4EVER! Sou adicto a esses games! Also, seguindo! (:

Postar um comentário